terça-feira, 29 de novembro de 2011

CASAMENTO EM MOÇAMBIQUE

casamento  em moçambique  
uma moda linda onde as gordas e curvelineas não tem medo de ousar a começar pela noiva gg
veja













BOLOS , BOLOS , BOLOS E RECEITAS , AFINAL ELE É A ESTRELA DA FESTAA


A Favorita - O bolo da Donatela











São tantos personagens, tantas cenas legais, cores e formas, que foi difícil escolher o que estaria no bolo. E como em uma festa a Alice já vai estar por todos os lados, ela não apareceu por aqui!










O sonho de consumo do aniversariante foi realizado... Ele dirigindo o último modelo da Ferrari! 

Dica:Este bolo foi esculpido a partir de um bolo retangular, de maçã com canela. Como esta receita é cheia de pedacinhos, é inevitável que o bolo ao final fique com uns buraquinhos. Neste caso, fiz uso da famosa mistura de doce de leite e migalhas de bolo, para conseguir uma superfície bem lisinha.











bichos e bonecos foram modelados a mão com pasta americana. As rodas do carrinho são de pastilhagem e as folhas foram feitas com massa elástica.






O tema da festinha era o Shrek, e seus amigos... Mas, a irmãzinha do aniversariante também fazia aniversário,e seria legal cantar parabéns para os dois. Como ela sempre diz que é uma sereia, foi fazer compania para Shrek em cima do bolo!
SEI QUE TINHA MAIS A VER A FIONA , MAS ANIVERSARIANTE GOSTA DE SEREIA.






bolos de casamento







Um bolo muito fresco e alegre, para um fim de tarde de muito sol. Casando na primavera!
Conversando sobre o bolo, eu e a noiva decidimos que as folhas, laranjas e flores seriam feitas de pasta de açúcar. Assim, não teríamos nenhum problema com a qualidade e beleza das frutinhas, um pouco sazonais.
As frutas ficam com um certo peso, e tendem a cair dos arames florais. Para que sequem, recomendo que fiquem apoiadas em "montes" de açúcar impalpável,( para não deformarem ). Importante também pintar com corantes em pó depois de secas ( reproduzindo as nuances da fruta) e passar algumas camadas de verniz comestível, já que a casca da laranja é brilhante.






Este bolo tem uma proporção de tamanhos bem diferente do tradicional e, ao mesmo tempo, uma decoração muito clássica: uma renda feita com açúcar.A combinação na minha opinião deu muito certo, e foi mérito da noiva, que teve esta idéia.
O desenho da renda criei tendo como inspiração alguns bolos escolhidos a dedo por ela mesma, e um pedaço da renda do vestido da noiva.
Usei glacê real e pasta de flores para os detalhes, e ambos ficaram com a mesma cor. Todo mundo que já tentou fazer isto alguma vez sabe como é difícil tingir pastas diferentes exatamente no mesmo tom, e a melhor dica que posso dar foi a de chegar no tom usando um único corante, pois fica mais fácil tingir. Neste caso, esta cor linda veio do corante Marfim em gel da Mago






Muitos noivos inovam bastante no bolo! Pensando no carnaval, que já está chegando, lembrei deste bolo, feito no final do ano passado: Os noivos gostam tanto do carnaval da Bahia que o bolo tinha que ser temático, com as fitinhas do Bonfim na decoração. E claro, queriam que fossem representados usando os abadás do Camaleão! 
Foi muito divertido fazer!



resolvi colocar a foto de um bolo que fiz alguns meses atrás. Uma joaninha! E eu adoro joaninhas, sem falar que dizem que traz muita sorte.
Se você não achar uma forma grande o suficiente, com formato de meia esfera para fazer o corpo dela, faça um bolo normal e monte-o em camadas, usando uma saladeira. Vai funcionar muito bem!






Este bolo foi um super desafio! Me pediram que fizesse um bolo com o lay out do convite da festa, que trazia a boneca Blythe deitada em um gramado. Eu adorei esta bonequinha! Quem não conhece, dá uma olhada no site dela, que vale a pena.
O bolo em si trazia uma "estampa" floral, criação minha mesmo, para homenagear a aniversariante, a estilista Adriana Barra.








Recentemente, tive uma oportunidade maravilhosa! Recebi uma encomenda muito especial: Criar bolos decorados tendo como tema as estampas da nova coleção da Anunciação, para compor a decoração de um evento exclusivo no Terraço Daslu. Nem preciso dizer que as roupas são sensacionais ( brevemente nas lojas, mas aproveitem e dêem uma olhadinha no site...).
E eu achei o máximo o desafio de transformar em bolo tanta arte.





Para um casamento no friozinho, um bolo com hortênsias tem tudo a ver! Fora que não é das flores mais comuns em bolos decorados, e acho que fica muito original. Aqui a noiva pediu apenas um buquê de hortênsias no topo, bem cheio e natural.
Para fazer as flores, usei cortadores de 4 pétalas, e arame floral.








Este bolinho é uma ideia muito fofa para um chá de bebê! A inspiração veio de um dos livros da Maisie Parrish,( que é incrível) mas mudei algumas coisinhas. O berço é um bolinho oval, e tem a vantagem de podermos fazer de vários tamanhos, de acordo com a cara da festa.









Bolo 15 Anos: tudo o que ela mais gosta..








A bolsa de "couro metalizado rosa" é inteirinha de bolo, e o restante da decoraçao, de pasta americana.






Para quem quiser fazer estas cenourinhas e dar um charme em alguma sobremesa temática, a dica é fazer um cone bem alongado, e depois rolar por sobre ele uma faca pequena, de serra, criando aqueles veios da cenoura. Podem ser feitas de pasta americana, marzipã, ou mesmo um docinho de leite condensado, acrescido de açúcar impalpével para dar ponto.









Este bolo é bem recente e acho que ele tem a cara de um casamento no verão! Ainda mais se for ao ar livre... A inspiração veio de um bolo da Martha Stewart, mas a noiva pediu algumas alterações. E eu fiz as margaridas por minha conta, pois não achei nada parecido com um passo-a-passo em nenhum dos meus livros!





Os contos de fadas são inspiração sem fim para os bolos... E o mais legal é que agradam todas as idades. Este bolo foi feito para o aniversário de um adulto. E foi um sucesso...Sem contar que depois do parabéns todo mundo queria comer um pedacinho da casinha. Quem nunca quis ter uma?













Glacê Real

Quem gosta de decoração de bolos já ouviu falar em glacê real. Ele é básico, e serve para múltiplas técnicas...
O glacê tradicional endurece apos algumas horas em contato com o ar, de forma que algumas decorações podem até ser guardadas depois de secas. Dizem que o costume dos noivos cortarem juntos a primeira fatia de bolo veio do fato de que antigamente os bolos eram inteiramente cobertos com o glacê, que endurecia, de modo que a noiva precisava de ajuda para cortar o bolo...(!!)
A receita do glacê leva clara de ovo, açúcar impalpável e suco de limão ou ácido cítrico.
Atualmente eu prefiro usar o pó para o preparo do glacê, que só precisa de água. Ele tem a vantagem de não oferecer riscos, já que a clara é crua na receita tradicional, e pode haver contaminação por salmonella. Basta usar a proporção indicada na embalagem.
O mais importante é bater o glacê por aproximadamente 10 minutos, até que perca o brilho e levantando-se a pá da batedeira o glacê não caia e fique firme.Existem algumas técnicas que precisam do glacê em ponto mais fluido. Neste caso, adiciona-se água.
A receita tradicional é a seguinte:

250 g de açúcar impável
1 clara de ovo
1 colher de café de suco de limão ou ácido cítrico

Bata a clara com o açúcar na batedeira, adicione o suco de limão e bata por 10 minutos.


O sapato de açúcar








Esta idéia é da Elisa Straus (Confetti Cakes, NYC). Inclusive, ela acaba de lançar um livro, que deve ser o máximo.Dêem uma olhada no Amazon.
Como achei que era um projeto difícil, fiz tudo igual, sem criar muito. Agora, já estou tendo mil idéias.Tudo é comestível, incluindo o "papel de seda".
Na verdade, é uma sandália de açúcar, que precisou de uma semana para ficar pronta.Fiz para presentear uma grande amiga.
Acho que meu proximo bolo "caixa de Sapatos" será um scarpin, de bico fino e salto alto!







Estes bolinhos, como xícaras de chá, servem para chás de bebê, chá de panela, Chá-Bar, etc... Tudo é feito de açúcar, incluindo pires e alças. Incusive, a melhor dica para fazer estes bolinhos tem a ver com as alças. Eu sempre fazia com antecedência, deixava secar e colava com glacê. Por incrível que pareça, foi bem mais fácil fazê-las na hora, com uma massa de modelagem bem firminha, e colar de imediato. Elas se sustentaram, e ficaram bem mais parecidas com alças de verdade. Experimentem fazer assim, vão se surpreender.


Pasta de Mel

Você está morrendo de vontade de fazer uma receita de pasta de açúcar, mas não consegue achar Glucose de milho? Esta receita é a solução! Ela também é indicada para quem quer um gostinho diferente... Na minha opinião, o mel deixa sua marca!
Recomendo a todos que testem esta receita antes, pois ela se ressente do clima e grau de umidade. Em São Paulo, já cobri bolos com ela, mas pode ser que não funcione muito bem em climas muito secos....
Outra dica é que ela deve ser usada assim que estiver pronta. Não é uma boa armazenar esta pasta.
E a receita, eu achei em uma revista muito antiga...."Confeitando bolos com Marta Ballina, número 3"

Pasta de Mel

1 1/2 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga ou gordura vegetal hidrogenada
1 colher de sopa rasa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de água
Essência a gosto
Açúcar Impalpável

Hidrate a gelatina na água e leve ao banho maria para derreter. Adicione a gordura e o mel, e mexa até que tudo derreta. Espere amornar e acrescente açúcar aos poucos , até obter o ponto.(igual ao da pasta americana)



Bolo de Coco, por Martha Stewart

Ontem testei uma receita absolutamente deliciosa! Um bolo de coco que fica muito fofo e ao mesmo tempo muito úmido...
A fonte foi o livro "Martha Stewart's Wedding Cakes (2007; Clarkson Potter, NY)e vou transcrever a receita inteira, mas já aviso que rende muito. Fiz apenas a metade e já deu para usar a forma de 25 cm de diâmetro.
Outra coisa: a receita pedia leite de coco industrializado, e eu usei o natural, pois tinha um coco dando sopa em casa... Aproveitei e coloquei um pouco do coco ralado, por minha conta. Outra dica: Como minha batedeira grande só tem um bowl, separei todos os ingredientes, para não perder tempo, e bati primeiro as claras em neve e o açúcar, com o batedor de arame. Reservei, e sem precisar lavar o bowl,coloquei o batedor leque e fiz a receita normalmente.

Ingredientes:
450 g de manteiga sem sal
7 1/4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa, mais 1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 xícaras de leite de coco
6 colheres de sopa de leite
4 xícaras de açúcar
1 colher de sopa mais 1 colher de chá de essência de baunilha
16 claras, em temperatura ambiente.

Pre-aqueça o forno a 180°. Peneire a farinha, fermento e sal, reserve. Misture os leites, reserve.
Reserve 2 colheres de sopa do açúcar e bata o restante com a manteiga até ficar fofo. Adicione a baunilha. Com a batedeira em velocidade baixa, junte alternadamente a mistura de farinha e leite, e bata até que fique homogêneo. Não esqueça de desligar a batedeira e raspar fundos e laterais para que a mistura seja perfeita.
Reserve esta massa. Em uma tigela limpa e seca, bata as claras em neve até que fiquem firmes, junte o açúcar, e bata até ficar brilhante. Aos poucos, junte as claras à massa, com movimentos delicados. Leve ao forno em assadeira untada e enfarinhada, até que espetando um palito no centro do bolo, este saia limpo

Hummingbird Cake"

Trata-se de um bolo de frutas, delicioso, típico do sul dos Estados Unidos. Sua receita é moderna, já que o primeiro registro que se tem notícia é de 1978, na revista americana “Southern Living”. Na segunda metade do século XX o consumo de frutas tropicais enlatadas tornou-se muito popular nos Estados Unidos. Talvez, por este motivo, a receita use abacaxi em calda.
Tradicionalmente, este bolo é recheado e coberto com glacê de cream cheese, outro clássico americano, igualmente delicioso.
Segue uma receita, tirada do livro “Kate´s Cake Decorating” (Sullivan, Kate – Quarry Books, 2004). Já testei, e é excelente! Sugiro apenas que diminuam a quantidade de sal para ½ colher de chá. E , como não tinha “ovos grandes”, usei 4 médios.

3 xícaras (375 g.) de farinha de trigo
2 xícaras (450 g.) de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de sal
3 ovos grandes
1 xícara de óleo de milho
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 xícaras de banana nanica madura cortada em pedacinhos
230 g de abacaxi em calda, com um pouco de calda
1 xícara de nozes ou pecãs
Amasse o abacaxi com um garfo e reserve.
Preaqueça o forno a 180°C, e prepare as formas: Unte-as com óleo e polvilhe farinha de trigo. Você pode usar 2 formas de 23 centímetros de diâmetro, ou uma só, maior.
Combine os ingredientes secos em uma tigela: farinha, açúcar,bicarbonato,canela e sal. Adicione os ovos e o óleo, mexendo. Não bata a mistura, apenas deixe-a homogênea. Acrescente a baunilha, banana, abacaxi e as nozes.
Coloque nas formas preparadas, alise a superfície com as costas de uma colher e leve para assar, por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja dourado, e um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
Retire do forno, espere esfriar por 15 minutos e retire da forma. Espere esfriar completamente antes de cortar.
Este bolo pode ser congelado, por até 2 semanas, desde que embalado em filme plástico e papel alumínio.


Claro que eu tinha que "estreiar" o presente da Conceição! Nunca tinha ouvido falar neste tipo de de doce, e pelo o que pesquisei, faz parte da famosa doçaria conventual portuguesa. No ano passado, estava atrás de receitas portuguesas (até poque muitos dos nossos doces são herança de Portugal) e ganhei um livro chamado "O Livro de Receitas da Última freira de Odivelas", que traz várias receitas de doces, mas nada como estas flores.
Aqui vai a receita! Ela foi tirada do livro "Doces Conventuais de A a Z", da Biblioteca Activa(2004; Edimpresa Editora)

150 g de farinha de trigo
leite gordo
1 ovo grande
1 laranja madura
2 colheres de sopa de aguardente
azeite para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Deite a farinha numa tigela e desfaça-a numa pequena porção de leite até obter uma papa grossa. Junte o ovo, bata, e adicione o suco de laranja e a aguardente. Vá juntando leite até obter uma massa leve e fluida.
Aqueça uma porção de azeite em uma frigideira funda, e mergulhe a forma no azeite quente. Depois, mergulhe-a só até a metade na massa e imediatamente coloque no azeite. Espere que a massa se solte da forma, deixe fritar até dourar, escorra e polvilhe açúcar e canela
OBS: Eu não sabia se "azeite" quer dizer o azeite de oliva, então fiz a fritura com óleo de soja. E, como não tinha aguardente, usei conhaque.´
Não sei se o ponto da massa estava certo, mas percebi que se ela ficar fluida demais, as flores não se formam.
Ficou uma delícia!!!!!










Ho ho ho!!! Feliz Natal a todos!!!
A idéia para este Papai Noel saiu de um livro da Maisie Parrish. E o bolo foi para uma festa muito especial...
Ele passa por aqui para desejar ótimas festas para todos!!!!



Bolo de Natal

Esta receita é maravilhosa, e foi tirada de um antigo livro de receitas, chamado "A Boa Mesa". O bolo é bem rico, cheio de frutas e tem a grande vantagem de durar bastante, desde que bem guardado, para não ressecar. Eu costumo fazer diminuindo um pouco a quantidade de passas e acrescentando frutas cristalizadas sortidas, destas que se encontra em qualquer supermercado. E as amêndoas podem ser substituídas por nozes ou castanhas.

Ingredientes:
3 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de cravo e noz moscada ralada
1 colher de chá de canela
casca ralada de 1 limão
casca ralada de 1 laranja
1 1/2 xícara de manteiga
2 1/4 xícara de açúcar
6 ovos
4 xícaras de passas pretas
3 xícaras de passas brancas
1 xícara de cerejas
100 g de amêndoas
1/2 xícara de laranjas cristalizadas
Conhaque e baunilha a gosto.

Peneire a farinha com as especiarias, e misture as frutas.Bata a manteiga e o açúcar, e junte os ovos, batendo, acrescente a baunilha (2 colheres de chá), e a msitura de frutas e farinha. Mexa bem, e se quiser, acrescente duas colheres de sopa de conhaque. Coloque em uma assadeira forrada com duas camadas de papel manteiga untado com manteiga e leve ao forno médio/fraco por aproximadamente 2 horas.



Eu acho um charme casamentos realizados na residência de um dos noivos... Muitas vezes, não são festas tão grandes, mas certamente cheias de pessoas muito queridas. Este bolo foi feito para um casamento assim, na casa da noiva. O modelo foi idéia dela, que mandou uma referência de como gostaria que fosse e adaptamos apenas o tamanho.
As flores são pequenas, e foram todas pintadas com pó perolado depois de prontas, para ganhar um ar mais romântico.






 postei um bolo Alice no Pais das Maravilhas... Desta vez, a festa foi completa: Bolo, com a Alice no topo ao invés do chapeleiro, cupcakes decorados e biscoitos no tema. A peça com a "chaleira" foi feita com base em uma foto mandada pela cliente. Adorei a idéia e imagino que ficaria linda para um chá também






BOLO A BELA E A FERA



Uma festa infantil com o tema A Bela e a fera... No topo do bolo, um castelo, (que também era um bolo, esculpido) e os personagens. Também fiz mini bolos inspirados naquela xicrinha do desenho, e bicoitos decorados. O buffet estava maravilhosamente decorado, e a festa ficou muito legal!


BOLO ARTISTICO



AMEI ESSE MEU BOLO 

























decoração


Mais ideias para o quarto do casal

terça , 29/11/11


Para ter um quarto dos sonhos é preciso levar em consideração todas as medidas do cômodo e tentar não passar a sensação de que se está dormindo dentro de um armário.
Como os espaços estão cada vez menores, tendemos a encher o quarto de armários, fazendo o lugar da cama perder o aconchego. É preciso planejar bem cada coisa em seu lugar. O criado mudo, por exemplo, pode servir como uma mini cômoda, oraganizando roupas íntimas e pijamas. Aproveitar a parede em baixo da janela também rendem um bom espaço para aproveitar armários, sapateiras ou guardar objetos.
Confira abaixo algumas ideias para montar seu quarto de casal.










      


Quarto de Casal


Tem coisa melhor que deitar numa cama gostosa, com lençóis limpinhos e cheirosos e travesseiros fofinhos? Sem dúvida, a cama é a protagonista num quarto de casal, mas há muito mais detalhes que deixam este cantinho da casa super aconchegante. O Hoje em Casa.Com deste sábado te dá todas as dicas de como decorar um quarto de casal. Você não pode perder o Jornal Hoje de amanhã. Até lá!






Depois vem correndo pra cá!!!!




cadeira está lá há anos, do jeitinho que foi comprada, mas a cor já não é a mesma, as almofadas estão murchas e desengonçadas. Nesses casos, recorrer a um estofador é uma boa solução para dar cara nova à cadeira. “Em 90% dos casos vale sim reformar um móvel ou estofado”, garante a arquiteta Yvone Pereira.
Então vamos conferir algumas dicas!
Luciana Macedo reformou algumas cadeiras e bancos com ideias simples e baratas. Na reforma do estofado, ela usou cobertores baratos – desses que as empresas de mudança usam para embalar os móveis. Depois de forradas, as cadeiras ganharam bordados, aplicações e rendas, tudo combinado!

Menos elaboradas, mas também cheias de charme, essas cadeiras foram revestidas com tecido estampado.

















Menos elaboradas, mas também cheias de charme, essas cadeiras foram revestidas com tecido estampado.
















Vanessa mora em um kitnet alugado com um quarto, banheiro e uma cozinha muito pequena. Ela nos pede sugestões de como decorá-lo e como ter uma sala integrada com o quarto para receber visitas.
Para começar a decorar casa, temos que pensar nos espaços que podemos aproveitar. Uma sugestão é criar um cantinho de refeições bem gostoso, com uma mesa colorida para receber os amigos. Tirar proveito de um mobiliário simples também é sempre boa opção.



     
   


o cozinhando  com dudagg , tambem 

é decoração de casa.
como a gastronomia , a decoração de sua casa  tambem é uma arte

arte culinaria , fica muito mais agrafável 

em uma casa bonita e mem decorada 

pra ter uma casa bonita , ela não 

precisa ser grande   ou suntuosa 
basta ter a sua cara 
e voce pode fazer isso usando materiais 

reciclaveis , veja abaixo.





















mobiliario  simples também é sempre boa opção.


Na foto ao lado, os cantinhos foram usados para fazer colagens de papél com figuras geométricas, estampando toda a parede e deixando uma sensação de aconchego.




Para fazer do quarto um lugar para dormir e também para receber os amigos, a sugestão desse ambiente é simples. Placas de OSB – parecido com compensado – se transformaram no estrado da cama. O material tem ótimo custo e é ecologicamente correto. A base é feita com nichos, que servem como apoio de livros. Com essa ideia, o lugar da cama se torna parte da sala também.



Neste outro quarto, um cantinho com uma cor bem vibrante esconde a cama com uma cortina leve. Para complementar, uma bancada de escritório foi montada sobre cavaletes.




Sally quer uma sugestão para o quarto de casal, pois ela mora de aluguel e não tem armários. Ela quer um cantinho organizado e com um bom custo.


Há muitas ideias simples e baratas que você pode adotar na sua casa. Para seu quarto ficar charmoso, sugiro começar pensando na cabeceira da cama, como se ela fosse um cenário. Se você já tem uma cama, pinte a parede com um azul bem suave (puxando para o verde) e misture com motivos de pássaros. Para finalizar, pendure contas, como se tivesse em um lugar bem fresco.


Para organizar objetos e roupas, minha sugestão é montar uma estante com caixas ou caixotes coloridos. Dá também para empilhar caixotes de feira, formando uma estante paraguardar as roupas dobradas.

 

Decorando com criatividade


Eu adoro arrumar a casa e deixar tudo no lugar, de forma bonita e criativa. O melhor é que bem pertinho da gente tem muito material para organizar a casa: cola, pregos, tesoura, martelo… e o melhor: materiais que poderiam ir para o lixo.



Embalagens de amaciante cortadas viram charmosos organizadores de lápis de cor.








Bolsos são usados para organizar canetinhas.





Latinhas de conserva viram suporte para lápis…









… ou vasinhos para flores coloridas.





Outra ideia legal é aproveitar as rolhas de cortiças para decorar a casa, revestir objetos do dia a dia e até fazer um painel de recados. A arquiteta Karla Krause tem dicas bem interessantes, como usar as rolhas no fundo de uma taça com candelabro de velas para jantar.







Tapetinho de madeira

Descanso de panela











Cadeira de metal revestida com rolhas

Painel de recados

Morar de aluguel




Todo mundo sonha em ter seu cantinho, né? Acho que é algo meio visceral necessitar de um ninho… Uma toca sua, pra deixar com sua cara… Enquanto ela não vem, vamos improvisando no aluguel. Morar de aluguel sim, mas não no improviso!
Sei que muitos vão dizer:
_ “Mas eu vou investir numa casa que não é minha? Se precisar mudar, deixo tudo pra trás?”
_ “E se no meu próximo apartamento não couber este sofá?”
O Hoje em Casa.Com deste sábado vai dar dicas de como decorar a casa de uma forma bem gostosa e que pode depois ser levada pra qualquer lugar. A arquiteta Fabiana de Oliveira vai traçar algumas estratégias pra gente .

Mais ideias para reaproveitar




Muita gente pediu o passo a passo da luminária feita de pisca-pisca e garrafa pet que mostramos nareportagem de sábado no Jornal Hoje.  Já estou providenciando, tá? Como ela estava em um ambiente da mostra Morar Mais por Menos BH, falei com as arquitetas que fizeram o ambiente e assim que conseguir todos os detalhes posto aqui. Aguardem!
Enquanto isso, deixo aqui mais duas dicas de decoração com material reciclável.

Luminária com materiais recicláveis




Gostou da ideia de reaproveitar materiais na decoração, economizar e ainda ajudar o planeta? Temos uma boa dica para quem quer colocar a mão na massa: uma luminária feita com garrafas pet e meia-calça arrastão.

Sustentabilidade e Decoração???